COOPAFI relatou suas atividades aos vereadores

Câmara 23/11/2017
COOPAFI relatou suas atividades aos vereadores

A Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (COOPAFI) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Içara, na sessão de terça-feira (21/11), para apresentar os trabalhos desenvolvidos no município. Conforme o presidente Jairo Manoel da Silveira, o município possui uma população rural com aproximadamente cinco mil habitantes, sendo 1.800 famílias, onde 90% das propriedades têm menos de 20 hectares. “Nosso município é baseado na agricultura familiar. São pequenos proprietários, e a mão de obra é diretamente realizada pelos familiares, sendo que o lucro fica na família”; comentou Silveira. Em 2010 criou-se o grupo de certificação participativa dos orgânicos, atualmente são nove produtores certificados no município. A cooperativa neste ano iniciou o atendimento para a alimentação escolar. “Devido aos produtos orgânicos, o município de Içara ganhou um prêmio em Brasília, de boas práticas de agricultura familiar na alimentação escolar”; destacou Jairo da Silveira. A COOPAFI foi fundada em 2005, com 21 associados. E atualmente conta com 115 associados, 25 unidades de beneficiamento, 33 famílias que participam diretamente fornecendo para alimentação escolar, 10 famílias com box na feira e os agricultores com certificados orgânicos. Os principais mercados que a COOPAFI atende são da alimentação escolar, programa de aquisição de alimentos, feira da agricultura familiar, feira de orgânicos em Criciúma e o clube nossa horta. Segundo Silveira existem algumas propostas de mercados futuros como a ampliação da feira de agricultura de Içara e a ampliação do vale-feira. “A implantação do vale-feira aos servidores públicos é uma grande contribuição, e a partir de 01 de janeiro de 2018, a Cooperaliança também vai implantar”. O presidente da COOPAFI informou que neste ano 70% da compra da alimentação escolar foi através da cooperativa, com a proposta de vender ainda mais. “Para o próximo ano estamos trabalhando para que seja 100%, essa parceria é muito importante para o fortalecimento de toda a agricultura do município”.